quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Novo livro: "OS SEGREDOS DAS PESSOAS QUE NUNCA FICAM DOENTES"

   



 Outro livro interessante de ser lido para a manutenção de nossa boa saúde chama-se:
"Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes", esse da foto, escrito por Gene Stone, jornalista e editor de livros , revistas e jornais, entre outras coisas.
     Como ele cita no livro, ultimamentes ele tem escrito muito sobre saúde, como jornalista e ghostwriter. Não só escreve como se envolve nas dicas, técnicas e tudo que acha em suas pesquisas, experimentando, testando e avaliando em sua própria pessoa.
    Achei muito legal porque faço o mesmo.
    A leitura é leve, sem muitas explicações científicas chatas, porém com bom embasamento científico, portanto é um livro bom para ser lido por qualquer pessoa, mesmo que não seja da área de  saúde.
    Farei um apanhado geral dos 25 segredos que foram obtidos através de muitas entrevistas com pessoas que se diziam ou eram conhecidas por nunca ficarem doentes ao longo de suas vidas.
    O autor encontrou muita coisa que não valia a pena, algumas coisas evidentemente erradas, outros muito estranhos, então escolheu esses 25 casos que são mais coerentes e parecem funcionar para as pessoas que os utilizam.
     Ele pesquisou, para achar essas pessoas, através de anúncios, internet, amigos, colaboradores de livros, ex-colegas de escola, profissionais da saúde, jornalistas e editores. Por ser jornalista possui uma extensa lista de contatos.
    Ao todo entrevistou 100 pessoas. Os 25 escolhidos são os mais valiosos. Ele deixa o leitor com a palavra final sobre quais os que fazem mais sentido para cada pessoa.

SEGREDO 1- ZONAS AZUIS

    São áreas geográficas onde há maior concentração de pessoas longevas do mundo
    Até agora cinco zonas azuis foram confirmadas:
1- região rural montanhosa de Barbagia, na Sardenha, Itália.
2- ilha de Okinawa, no Japão.
3- Loma Linda, nos limites de Los Angeles na Califórnia, é o lar de uma comunidade de 9000 Adventistas do Sétimo Dia, atualmente o grupo mais longevo dos USA.
4- Icária, na Grécia, tem a maior porcentagem de gente com 90 anos de todo o planeta e quase não registra casos de demência senil.
5- Nicoya, vilarejo na Costa Rica.

    Infelizmente não adianta ir viver nesses lugares, porque existe a dependência de fatores genéticos, culturais e ambientais e outros ainda desconhecidos, dos quais você já carrega a tempos, o que de maneira geral não ocorre com as pessoas que nasceram e foram criadas em tais zonas azuis.
    Portanto esse é um segredo inacessível para a grande maioria.


SEGREDO 2- LEVEDURA DE CERVEJA

  
 São fungos unicelurares, que transformam açucares em álcool e liberam dióxido de carbono. Nem todos os tipos são úteis, a espécie Saccharomyces cerevisiae, ou levedura de cerveja, com a qual se faz pão e bebidas, é a útil.
    A levedura quase não contem amido, gordura e açucar. É rica em proteínas, satifaz o apetite, aumenta o metabolismo basal. O grupo mais importante de seus produtos é o das vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, B6, biotina, ácido pantotênico e fólico). Apenas uma colher de sopa por dia é suficiente para se ter a dose diária recomendada de todos esses elementos.
    Pode ser polvilhada em cereais quente ou frios, misturada em sopas, molhos, nos assados, na pipoca em vez do sal e no iogurte. Como você quiser.



SEGREDO 3- REDUÇÃO CALÓRICA



    Esse já é bem conhecido de todos, inclusive aquele experimento com os dois grupos de ratinhos: um come de tudo e o outro é submetido a uma restrição acentuada de calorias, esse segundo grupo vive o dobro de tempo doque o primeiro que comeu de tudo.
Também é facil observar nas reportagens e entrevistas com pessoas muito velhas, elas em geral são magérrimas e bem pequenas (miúdas). Nunca se vê um longevo gordão!
     Para redução de caloria já falamos muito; basicamente frutas, verduras, escolhas certas de proteínas e gorduras monoinsaturadas, evitando açucares e farinhas.
    Resumindo sarcasticamente: tudo que for muito gostoso, suculento, cremoso, melado e lindo, pode ter certeza que te fara  mal, não interessa o que seja "faz mal". A maioria das coisas saudáveis são aquelas que não da vontade de repetir. Tenho razão ou não!?! que o digam os gordos.



SEGREDO 4- CANJA DE GALINHA


    O peito do frango contém proteínas de colágeno, que surtem efeitos semelhantes aos inibidores da enzima conversora de angiotensina, que esta relacionada com a pressão alta.
    Alguns temperos que podem ir na canja também ajudam bastante, como o alho, curry, pimenta, cebola, cenoura, nabo, aipo e salsinha. Como é citado no livro é uma verdadeira sopa de legumes com pedaços de peito de frango, é até  dada uma receita de canja bem rica em nutrientes.
    Com  esse tipo de sopa, uma professora primária do autor, nunca ficou doente. Qualquer sintoma ou mal estar ela recorria as canjas e tudo desaparecia de imediato.


SEGREDO 5- BANHOS FRIOS


    Segundo os defensores de uma ducha fria, no início do dia, elas são boas porque:
- aumentam a circulação
- fortalecem a pele
- reforçam o sistema imunológico
- melhoram o humor
- revigoram o corpo
    Há vários estudos `a favor, porém há também detratores que alegam não saber de grandes vantagens nesse hábito.
    Eu pessoalmente não faço isso de forma alguma, por simplesmente detestar água fria.



SEGREDO 6- DESINTOXICAÇÃO


    O princípio desse método é tentar livrar o organismo de substâncias tóxicas como elementos químicos, metais pesados, detritos orgânicos e  alimentos não saudáveis.
    Existem abundantes opções para isso: jejum, dietas baseadas em sucos e líquidos, chás especiais, água salgada e clisteres, banhos de limpeza minerais ou homeopáticos e por ai vai....
     No resumo do livro "Medicina da Imortalidade", postado neste blog, existe todo um capítulo à esse respeito e como os autores desse livro eu concordo que esse tipo de coisa é totalmente desnecessária e algumas vezes pouco saudável, porque nosso organismo já é totalmente provido de mecanismos de desintoxixação através de nossos órgãos próprios para tal, como o fígado, os rins, a pele, os intestinos, a perspiração, enfim à meu ver "concertar o que já é correto" é ilógico.


SEGREDO 7- COMER SUJEIRA


     O aumento da riqueza, juntamente com suas implicações demográficas e consequentes práticas higiênicas e culturais, ajuda a explicar o aumento de doenças inflamatórias e alérgicas em países desenvolvidos, nos últimos 30 anos. Muitos de nós não esta sendo exposto a um número suficiente de germes causadores dessas doenças, então o corpo torna-se hipersensível não só a eles como aos micróbios em geral.
    Temos que lembrar que há cerca de 10 a 20 vezes mais bactérias do que células humanas em nossos corpos.
     A esterelidade completa não é necessariamente desejável e o caminho para uma vida cheia de saúde esta entre a sujeira absoluta e o excesso de limpeza do mundo desenvolvido.
    Portanto muita higiene e muito banho não é tão saudável como muitos pensam.


SEGREDO 8- AMIGOS


    Pessoas que contam com um forte apoio social tem sistemas imunológicos mais robustos e estão menos inclinadas a serem vitimas de doenças infecciosas. Pessoas idosas com largo círculo de amigos estão 22% menos propensas a  morrer mais cedo do que as solitárias.
     Aristóteles definiu a amizade como algo que existe entre aqueles que desejam o bem por si mesmos......porque cada um ama o outro pelo que é, não por alguma qualidade incidental. Essa citação é para enfatizar que as aquisições de amigos cibernéticos, através da internet, facebook etc... não contam.


SEGREDO 9- ALHO


    O alho atua como antioxidante poderoso e antibiótico, sendo muito útil na luta contra resfriado comum.
    Ele pode ser usado de várias maneiras: cozido, cru, formas líquidas como chá e xaropes, em pílulas que necessitam ter o cheiro característico se forem inodoras não prestam. Porém a forma mais potente é a fresca.


SEGREDO 10- EVITAR GERMES


    Germes são qualquer tipo de microrganismo que cause doença em seu hospedeiro. Os chamados patogênicos, são divididos em quatro grupos principais: bactérias, virus, fungos e protozoários.
    As bactérias nos causam, entre outros milhôes de coisas, infecções de estreptococos na garganta e peneumonia; virus são responsáveis por varíola e AIDS, fungos dão pé de atleta e protozoários infecções intestinais. Esses são exemplos simples do que os germes patogênicos podem nos causar.
    A hipótese da higiene, já citada anteriormente, sugere que os seres humanos precisam de mais e não de menos contato com microrganismos, contanto que eles venham de uma fruta mal lavada e não de uma pessoa infectada, por exemplo com um resfriado.
     Misofobia: medo excessivo de sujeira e germes.
    O segredo de evitar excesso de germes, sem se tornar um "misofóbico" é: evitar contato próximo com doentes, os germes não podem infectar alguem que não se expõe à eles.
    Evitar tocar, com as mãos, o nariz, boca e olhos porque esses pontos são as portas de entrada da maioria dos germes, via dedos das mãos.
     Portanto a lavagem constante das mãos é fundamental para evitar contágios.


SEGREDO 11- BONS GENES


    Ter bons genes é um segredo que não se pode compartilhar, a não ser que você pudesse escolher seu pai e sua mãe......
    Porém existe esperança para todos, mesmo quem não tenha herdado bons genes, é que vários estudos indicam que nossa composição genética não é necessariamente fixa. Há evidências de que o ambiente externo, bem como hábitos completamente saudáveis podem realmente mudar a nossa composição genética.


SEGREDO 12- REMÉDIOS VEGETAIS


    De toda a infinidade de ervas usadas como remédios ou mesmo como suplementos ou tempêros de comida, a grande maioria não tem comprovação científica, simplesmente porque não foram estudadas. De qualquer forma o autor cita algumas bastante conhecidas e que já foram estudadas, tendo suas propriedades comprovadas cientificamente, são elas:
- chá verde
- ginseng
- erva-cidreira
- pimenta caiena
- ruibarbo
- canela etc....
    As lojas especializadas em produtos herbais e sites próprios podem te fornecer centenas de dicas.


SEGREDO 13- ÁGUA OXIGENADA- H2O2


    Ela é o peróxido de hidrogênio
    Desde produzir combustível de foguetes até remover cêra do ouvido, clarear dentes, cabelos, limpar bancadas, roupas, vegetais e frutas são algumas das inumeras funções do peróxido de hidrogênio. Embora seu uso principal na industria americana seja para o branqueamento e processamento da polpa do papel.
    Concreta é a forma como o peróxido de hidrogênio funciona para curar ferimentos superficiais, como picadas de insetos e aftas. Sua ação se da quando ele é exposto ao ar, ele se decompõe liberando radicais livres sob formato de átomos de oxigênio. Esses radicais livres se oxidam e em seguida matam todas as bactérias existentes nas proximidades, desinfetando a pele.
     Para quem quiser experimentar o uso da H2O2 citado no livro como segredo de saúde de um dos entrevistados, a fórmula é simples: derrame uma xícara de peróxido de hidrogênio numa bacia cheia de água e, de olhos fechados,mergulhe sua cabeça, fazendo bolhas pelo nariz. Seque-a depois.
(muito estranho para meu gosto)


SEGREDO 14- LEVANTANDO PESO


    A musculação é uma forma de exercício físico anaeróbico, que trabalha os músculos tendendo a ser curto e intenso. Os benefícios da musculação são: redução do risco de morte prematura, controle de doença cardíaca, pressão alta, colesterol, prevensão do câncer de cólon e mama, diabetes e depressão, além da redução do peso e da gordura corporal. Ocorrendo também a esperada construção de músculos e ossos saudáveis e fortes.
    Ela é fundamental para a terceira idade (acho uma hipocrisia terceira idade, é para velho mesmo), pois ajuda a desenvolver a massa muscular magra e reforçar os ossos, mantendo uma alta taxa metabólica. Resumindo a musculação pode reduzir a idade biológica de uma pessoa.


SEGREDO 15- SONECA


    Todos humanos tem uma necessidade básica de sono, ou seja, precisamos de certa quantidade dele para sermos saudáveis, mas esse tanto varia conforme a idade de cada indivíduo. Se não atendermos à essa necessidade podemos afetar seriamente nossa saúde.
    A falta de sono tem o mesmo efeito no organismo que o estresse, provoca o aumento do hormônio cortisol, que nos da energia porem diminui o hormônio do crescimento, limitando a capacidade do corpo de recuperar-se. Compromete a função imunológica; provoca acúmulos de cálcio nas árterias do coração levando a ataques cardíacos e derrames. Ajuda também a aumentar o índice de massa corporal provocando ganho de peso excessivo.
    O sono tem 5 fases sucessivas e cada uma tem suas próprias propriedades regenerativas. As pessoas que querem tirar sonecas devem se preocupar em atingir a fase 2, porque ela fornece o suporte para as outras fases e é bastante nutritiva por si só. Ela ocorre relativamente cedo no ciclo do sono, depois de dois a 5 minutos da fase 1 e é de fácil acesso. Portanto uma soneca de um pouco mais de 20 minutos já é suficiente.
    O momento ideal para se tirar uma soneca é entre a 1 e 3 horas da tarde.


SEGREDO 16- EQUILÍBRIO DO PH

                                     
      PH ÁCIDO ABAIXO DE 7----PH NEUTRO IGUAL A 7------PH ALCALINO ACIMA DE 7
  
 Os virus, o câncer e a maioria das doenças não sobrevivem num ambiente alcalinizado, ou seja com PH acima de sete.
     A chave para uma boa saúde é garantir que você esteja comendo predominantemente alimentos alcalinos para manter seu corpo equilibrado.
    PH significa "potencial de hidrogênio" ou concentração de íons de hidrogênio em determinada solução ou meio. Quando há excesso de íons de hidrogênio, o PH da solução é ácido, poucos íons de hidrogênio o PH é alcalino.
    Nosso organismo funciona melhor quando o sangue esta ligeiramente alcalino, em torno de 7,4.
Se permanecer nesse nível tudo funcionara perfeitamente.
    Para você saber o seu PH é só testar sua urina com papel de tornassol, teste semelhante ao da gravidez, fazer xixi no papelzinho, ver que cor dá e comparar com os parâmetros que vem junto da caixa. Ta certo que fazer xixi em palpezinho todo dia é meio estranho né!?!
     A chave para o PH ideal é beber ao menos 4 litros de água pura por dia, comer alimentos altamente alcalinos, como vegetais e certas frutas, evitar carne vermelha, frango, peixe, açucar e grãos e tomar suplementos como certas leveduras ( simples para monges tibetanos...) ainda fazer exercícios e evitar estresse.


SEGREDO 17- DIETA BASEADA EM VEGETAIS


    Pode evitar e até mesmo reverter a doença cardíaca. Prevenir cânceres de : pulmão, colorretal, fígado, esôfago e pâncreas.
    Beneficia o sistema imunológico entre outras coisas.
    Frase de Charles Darwin: "a comida normal para o homem é o vegetal".


SEGREDO 18- ATITUDE POSITIVA

  
   Permanecer sempre saudável é uma questão de atitude. Tenha confiança de que nunca vai ficar doente, e se sentir mal fique sabendo que podera superar isso imediatamente.
    Lógico se surgir algum tipo de tumor ou se você quebrar a perna, devera ir ao médico para o tratamento correto. Porém a maioria das pessoas levam longe demais suas preocupações com saúde e no momento em que alguma coisa vai mal correm para o médico. A mentalidade médica é sempre errar por excesso de cuidado e não por falta, isso acaba sempre mal.
    Infelizmente o que é necessário fazer, que é levar uma vida de hábitos saudáveis com controle sobre a alimentação e muito exercício físico,  98% da humanidade não quer saber.
    Todo ser humano quer um comprimido para resolver seus problemas, mas jamais irá fazer qualquer esforço para que isso aconteça realmente, aliás tomar um comprimido ou muitos é bem mais fácil do que controle de alimentação e exercício físico, né!?!
    Estudos mostraram que muitas técnicas mente-corpo são capazes de tratar com êxito, doenças como fibromialgia, câncer e Alzheimer, também descobriram uma conexão entre a atitude e o bem sucedido alívio de diversas dores, entre as quais as das costas, distúrbios do sono, infeccão intestinal, doença celíaca, entre outras.


SEGREDO 19- PROBIÓTICOS


    Nosso organismo saudável possui entre 10 a 20 vezes mais bactérias do que células. São bactérias amigas, que em vez de causar doenças elas a previnem, lutando contra infecções virais e outras mazelas.
    O termo probiótico é recente, foi criado em 2001 e significa : microrganismos vivos, os quais quando administrados em quantidades adequadas, conferem saudável benefício ao hospedeiro. Sua atividade é simples, ajudar nossa população de bactérias amigas a fazer seu trabalho.
    Já foi demonstrado que os probióticos ajudam: o sistema imunológico, na saúde urogenital, diminuem a pressão arterial, reduzem o colesterol, ajudam nos sintomas das doenças inflamatórias intestinais e ajudam na absorção de minerais pelo organismo.
    Alimentos ricos em probióticos incluem pastas de soja fermentada como missô e o tempeh; iogurte e bebidas à base de iogurte como o kefir; chucrute e muitos picles; leite de soja probiótico e outras comidas fortificadas.


SEGREDO 20- CORRIDA


    Exercício aeróbico e anaeróbico, esses termos se referem as duas diferentes formas pelas quais o corpo pode produzir energia, com oxigênio ou sem oxigênio.
    Quando estamos nos exercitando, as celulas musculares precisam de mais energia e então temos de respirar mais forte, para obter oxigênio adicional. Correr e outros tipos de exercícios que nos fazem obter mais oxigênio para respirar são aeróbicos.
    O exercício anaeróbico é o tipo de movimento como aquele que se faz levantando peso ( já citado no segredo 14).
     Regra básica e simples: em geral o exercício te deixa sem fôlego, ofegante é o aeróbico, se faz seus músculos queimarem sem ficar tão ofegante é o anaeróbico.
     Estudos confirmam a atividade física é fundamental para prevenir doença (30 minutos de atividade moderada durante 5 dias da semana) . Ajuda a prevenir ou morrer de doença cardíaca, detem diabetes, pressão alta, câncer de colon e de mama, melhora depressão e ansiedade, promove o bem estar psicológico, diminui os efeitos do estresse sobre o organismo.


SEGREDO 21- ESPIRITUALIDADE


    Se você acredita numa pílula de açucar, essa crença pode ajudar a sua cura. Não importa no que você acredita, se em uma religião, em um médico, ou na própria natureza. Todos nós temos uma crença em algo e temos de nos ater ao poder do corpo para curar-se com o  que acreditamos, o que pode ser diferente de uma pessoa para outra. 
     Resumindo ter fé em qualquer coisa que vá ajudar você a se manter saudável  ou curar-se é fundamental para que isso ocorra realmente.


SEGREDO 22- SEM ESTRESSE


    Todas pesquisas indicam que o estresse mata. Ele causa danos no sistema imunológico, ao coração. aumenta a chance de se contrair doenças bacterianas, diabetes, hipertensão arterial, enfim a uma infinidade de doenças.
     Sete sugestôes para diminuir o estresse:
1- exercícios físicos
2- meditação e exercícos respiratórios
3- dieta saudável
4- manter-se hidratado
5- dormir o suficiente
6- dar risadas
7- cultivar uma atitude de gratidão a tudo, com a vida, a natureza, ao céu etc....


SEGREDO 23- ALONGAMENTO


     Em relação ao alongamento, não há nenhuma evidência médica, também não foram realizados estudos controlados examinando os benefícios de saúde que poderiam proporcionar. Porém há provas suficientes de que o alongamento sem si pode ser bom para os músculos e diminuir muito a tensão.


SEGREDO 24- VITAMINA C


    Ela age como um catalizador no organismo, facilitando e induzindo muitas reações quimicas necessárias. Também ajuda à desintoxicar os resíduos naturais resultantes do metabolismno celular e atua como antioxidante.


SEGREDO 25- IOGA


    È um exercício meditativo criado para melhorar o bem estar geral. O têrmo significa "unir-se ou juntar-se" se refere a unidade do corpo, mente e espirito, alcançada em uma prática de ioga bem sucedida.
    Comprovadamente a ioga ajuda o organismo a acionar e reforçar o sistema imunológico; aliviar o estresse; massagear os órgãos.
    Estudos indicam que a ioga pode reduzir a pressão arterial, melhorando a saúde cardiovascular; abaixar o ritmo da pulsação e da respiração, favorecer a função gastrointestinal, diminuir a glicose do sangue, ampliar o abastecimento de células vermelhas do sangue, aliviar a depressão e ansiedade.


CONCLUSÃO:

   
     25 pessoas compartilharam seu segredo para uma boa saúde, todas muito saudáveis e cada uma delas achando, com convivção, que seu segredo é o que as mantem saudáveis.
    O que elas tem em comum, além de serem muito saudáveis é a persistência na prática dos seus segredos, além da crença total à respeito da eficácia deles.
    Você pode escolher entre  esses segredos um ou mais que lhe seja agradável ou possível. A união de mais de um deles podera lhe cair bem, contanto que o pratique regular e indefinidamente.
     Boa saúde é consequência de hábitos saudáveis. Independente do segredo que passa a ser seu, assegure-se de que ele faça parte da sua vida para sempre.



   


2 comentários: